terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Mirena. Coisas que ninguém te conta

Sou daquelas que sangra. Que sangra de verdade, com muitas cólicas fortes, fluxos muito intensos e longos. Minha vida sempre foi recheada de histórias embaraçosas relacionadas a esse tema desde muito cedo. "Coisa de família", eu ouvia de minha mãe e minha avó aos 11 anos de idade. "É assim mesmo, mas você vai melhorar" (ou seria mais apropriado dizer, "se acostumar"?).

Busquei ajuda profissional, claro, muitas vezes. Tentei os tratamentos clássicos, com anti-inflamatórios  e também usei vários tipos de anticoncepcionais, mas sempre tive que parar com esses medicamentos porque me causavam muitos efeitos adversos como náuseas, piora do sangramento (oi?), dores de cabeça, dores nas mamas e por aí vai.

Um belo dia alguém me sugeriu o Mirena. "Você vai para o céu", um médico me disse. "Não vai mais menstruar, esse medicamento é ótimo, só tem ação local dentro do útero, onde é liberada uma quantidadezinha mínima de hormônio, não vai sentir nada". E as vantagens não param por aí. "Você vai passar pela fase do climatério com muito mais facilidade do que as outras mulheres, vai sofrer menos com os calores, a perda da libido, a secura vaginal" e blablabla.

Convencida por essa "solução milagrosa da ciência para todos os meus problemas", fui lá eu colocar o dispositivo, com direito à ultrassonografia e tudo para que nada desse errado durante a colocação. E não deu nada errado mesmo não. Doeu, é bem verdade, mas a médica foi muito delicada e precisa, de modo que tudo ocorreu com rapidez e eficiência.

Meus problemas começaram depois. Primeiro veio aquele sangramento leve desagradável, o famoso sangramento de escape ou spotting, que nunca ia embora. Depois vieram aquelas acnes horrorosas no meu rosto e costas - estaria eu voltando para a adolescência? - isso sem contar no ganho de peso, sensibilidade mamária, blabla.

Várias consultas e várias ultrassonografias para monitoramento depois, isso tudo sem contar com todo o investimento financeiro inicial e mais a confiança da médica de que tudo o que eu estava sentindo naquele momento era "apenas a adaptação ao Mirena, tudo vai passar", eu insisti.

Insisti por 2 anos. E lutei bravamente. Porque durante esse tempo todo não tinha jeito que desse para meu organismo aceitar esse corpo estranho dentro de mim. Nunca parei de ter spotting ou acne ou irritação ou insônia ou sensibilidade nas mamas... A lista é longa. Mas ao mesmo tempo eu estava meio feliz porque não estava mais tendo aquela cachoeira, tipo cataratas do Niágara, todo mês e nem anemia. Por 2 anos eu troquei 5 dias de cataratas por 15 de riachinho irritante.

Até que um dia, depois de sangrar por duas semanas ininterruptas, caiu finalmente a ficha e eu vi que não ia adiantar esperar mais. O tempo passou, meu corpo não adaptou mesmo e a solução óbvia era tirar o Mirena de dentro de mim.

Fui de novo ao consultório, procedimento rápido e eficiente como sempre e vupt. Num segundo, sem dor alguma, ela retirou o badalado endoceptivo. Nas horas seguintes senti um pouco de cólica, mas fui avisada de que era normal e que ter um sangramentozinho de escape por alguns dias também era esperado.

Saí feliz (?) do consultório, finalmente teria minha vida de cão de volta, mas do jeito que eu sempre conheci, não desse jeito arrastado e pesado dos meus anos de Mirena.

E aí tive um escape que não cessou por 13 dias. No 14o veio ela, triunfante, colossal, minha menstruação. Acho que ela ficou tanto tempo lá dentro escondida que resolveu sair de uma vez, num turbilhão, com tanta força e potência, que o sangue que não conseguia escapar se aglutinava em coágulos do tamanho de bolas de pingue-pongue.

Pára tudo! Isso não estava no script. Ninguém me contou que eu poderia sangrar feito vaca abatida depois da retirada do Mirena!!!

Fui lá eu atrás da médica e a resposta padrão é que "é assim mesmo para algumas pessoas, o corpo precisa se reajustar, fique tranquila que vai passar, é uma fase".

Uma fase uma ova. Sem muita imaginação, vou ao doutor google procurar por "sangramento abundante após a retirada do Mirena". Nada. Mudei o texto para o inglês e bingo! Milhares de depoimentos de mulheres relatando exatamente a mesma situação, o sofrimento causado pelo Mirena, tanto durante o uso quanto depois de sua retirada, em que o organismo pode levar de 6 a 8 meses para voltar ao equilíbrio hormonal normal! Histórias arrepiantes, com direito a requintes de crueldade, hospitalizações e transfusões sanguíneas. E muitos processos judiciais contra o fabricante.

O fato é que o Mirena pode servir para ajudar muitas pessoas. Mas não todas. E isso não é dito em nenhum momento antes da decisão de se usar esse produto. Conta-se com as estatísticas favoráveis e tanto médico, quanto a paciente acabam se baseando nisso para fazer escolhas. Mas não somos todos iguais! Não somos números, além do quê é sempre bom lembrar que muitos estudos clínicos contém, sim, falhas metodológicas importantes que comprometem a validade de seus resultados. E esses depoimentos de tantas mulheres... Eles estão lá por uma razão! Será que ninguém vai prestar atenção nisso? Até quando vamos abafar a voz dos pacientes e o "doutor" é o único que pode saber o que é melhor para nós?

Estou no meu terceiro dia de sangramento ativo e árduo e com muitas perguntas sem resposta: por que deixar uma paciente claramente não responsiva ao tratamento ficar com um hormônio preso dentro do corpo, sem fazer qualquer intervenção, por tanto tempo? E por que não preparar essa paciente para a retirada desse hormônio? Não há nada que possa ser feito para minimizar esse sangramento tão violento e feroz? Não há nada que possa ser feito para dar um conforto psicológico para essa paciente, já que passar por essa experiência toda é algo inegavelmente penoso e devastador? Qual é o prognóstico? Esses sintomas continuarão por muitos meses? É preciso usar algum suplemento com ferro para não ter anemia? Qual é ou quais são as opções atuais de tratamentos não hormonais para hipermenorréia?

Sinto-me abandonada à minha própria sorte, pedindo nomes de médicos às minhas amigas, tentando algo da medicina alternativa e ao mesmo tempo pensando eu mesma em partir para uma histerectomia - solução mais radical, porém definitiva, irrevogável e cabal.

É. Tem mesmo muitas coisas sobre o Mirena que ninguém conta. Ou melhor, não contava.

107 comentários:

  1. Tatiana, que ótimo ler o seu post... Coloquei o Mirena no final de janeiro desse ano e hoje tenho uma consulta às 17 horas com um outro ginecologista (estou muito animada de finalmente poder tirar essa coisa de dentro de mim!). Não quero mais tentar fazer esse negócio dar certo. Morro de cólica desde que coloquei, tenho TPM 15 dias por mês e nos outros 15 tenho escape ou fico realmente menstruada, com direito a pequenos coágulos e tudo mais. Estou engordando e inchando desesperadamente (acordo magra e vou dormir gorda, todo dia! kkk). Faço acompanhamento com nutricionista e, de janeiro até agora, já engordei 6 quilos apesar de ir à academia de 4 a 5 vezes na semana. ESTOU DETESTANDO!!! Uma amiga minha que usa o Mirena fica tentando me convencer de que tudo vai passar, que é a melhor coisa do mundo... Mas eu me pergunto: se nem anticoncepcional dava certo para mim, por que iria dar com o Mirena? Não é? Louca pra chegar 17h. Dá 20h, mas não dá 17h. kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu certo, Dani? Você tirou o Mirena? Espero que esteja tudo ótimo com você. Obrigada por compartilhar sua história também, pois infelizmente esse tratamento não funciona para todas e isso não aparece nas "estatísticas" dos profissionais. Abraços!

      Excluir
    2. Obrigada por compartilhar essas informações aqui. Coloquei o mirena em abril de 2017 e desde então não sou mais a mesma, tenho os famosos escapes quase o mês inteiro. Não tenho cólicas, senti um pequeno desconforto só no dia que coloquei. Antes não tinha tanta tpm, agora afff, sou a irritação em pessoa😬😬. Meu gco disse que o mirena seria a solução de todos os meus problemas, que não mestruaria mais e tpm nunca mais e blá blá,sem contar que não é um procedimento barato neh?
      Já voltei no consultório várias vezes e agora da última vez deu uma infecção, estou tomando antibióticos, segundo ele não é devido ao DIU, mas tenho minhas dúvidas. Agora mas que nunca estou decidida, vou tirar.

      Excluir
  2. Finalmente um post que faz sentido pra mim!
    Tem 6 meses que coloquei o Mirena e ganhei muito peso, mesmo controlando alimentação e fazendo academia. Antes eu usava o Elani 28 e nunca tive problemas hormonais ou de ganho de peso. Não menstruava, era lindo demais.
    Agora estou com uns escapes quase toda semana, sem contar umas cólicas esquisitas, que vem do nada e me derrubam no chão (literalmente) de tanta dor. Vez ou outra, desce um mundaréu de sangue. Bizarro.
    Lendo as histórias de vocês, parece que me caiu a ficha. Não é que o DIU saiu do lugar. É que meu corpo não se adaptou ao DIU. Triste, porque certamente é um negócio prático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Maria! Nossos corpos são diferentes, nem sempre o que funciona para uma pessoa, funciona pra gente! Espero que considere retirar o Mirena, se já não tiver feito isso. Tudo de bom pra você!

      Excluir
    2. Voltei pra contar que tirei o DIU duas semanas atrás. Já notei uma diferença enorme na minha pele (que sempre foi boa, mas depois do DIU começou a dar espinhas e ficar oleosa) e no cabelo (a queda diminuiu demais). Nunca mais tive cólica, como sempre foi antes do Mirena, e o único sangramento que tive foi no processo de trocar DIU pelo anticoncepcional de volta. Cheguei a cogitar o abandono do anticoncepcional e ficar só na camisinha, mas ainda não cheguei nesse desprendimento psicológico haha. Mas nem acredito, foi só tirar o DIU e já está tudo voltando pros eixos. Agora é perder os quilos que ele me deu.

      Excluir
    3. Oi querida depois que vc tirou o diu não teve sangramento. Pois retirei o meu e estou a 3 semanas sangrando .comprei um anteconcepcional pra ver se para estou muito chateada.

      Excluir
    4. Eu pus o Mirena uns 2 meses após o parto e amei. Não tive dor, não engordei, nem perdi cabelo, nem tive espinhas nem nada, mas depois que parei de amamentar tenho o tal do escape o mês inteiro!!!! Me pergunto como é que ninguém diz que eu poderia gotejar a vida toda? Sempre me dei muito bem com o Yaz, sabia meu ciclo, quando vinha, o que vc esperar.

      Excluir
  3. Lendo o post fiquei até com medo, coloquei o Mirena no dia 21 de junho, um procedimento rápido, porém bem dolorido, fiquei com cólica por 3 dias seguidos e parou, estou tendo os famosos escapes, de um mês pra cá, fiquei apenas uma semana sem tem nada, as cólicas voltaram, os escapes não param, horas sangramento que nem sei qdo vêm e nem qdo vão. Já cogitei a hipótese de tirar, porém tds as médicas que conheço falam q é adaptativo e que vai parar. 1 mês chato, vou esperar até o terceiro mês, caso não passe vou tirar. Fazia uso do anel Nuvaring e não tinha problema algum, fui convencida por uma amiga e pelas médicas que trabalho a colocar o Mirena... E estou odiando por enqto, estou presa aos abs diários...
    Vamos ver oq me espera...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torcendo por você, Jéssica! Cada pessoa reage mesmo de um jeito. Mas fique atenta e não espere demais. Acho que quem adapta ao Mirena, adapta logo, não fica uma lenga-lenga interminável não, ainda mais para quem estava usando outro hormonio. Boa sorte e não deixe de nos contar sua história depois!

      Excluir
    2. Oi meninas também coloquei mirena este ano, em abril, tive dois meses de adaptação com escapes e no terceiro parou. Em julho minha menstruação desceu e fiquei sem entender, quando parei pra observar o que podia ter acontecido lembrei que talvez o uso de antibióticos podia resultar nisso. Vida que segue e em agosto veio escape, imaginei que fosse devido a adaptação do corpo agora sem antibióticos . Até então tudo bem,no final do mês tive outra sinusite e mais antibióticos. E novamente ela desceu. Tive bastante cólicas. Ainda não sei se é por causa do antibiótico. Adorei ter achado esse post, vou fazer um ultrassom para averiguar, minha médica acha pouco provável que seja por causa do antibiótico. Agora sei que existo a possibilidade de eu simplesmente não estar me adaptando. Fico chateada pois era um sonho eu não menstruar.

      Excluir
  4. Uso o morena a um ano e é de 5 dias pra cá estou tendo menstruação novamente , engordei 5 kg ... Acho que vou tirar, mas tenho medo de engravidar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li sobre esses casos, a pessoa parece adaptada e depois de um tempão volta a sangrar. Veja se esse é seu caso e considere mudar de hormonio. Quem sabe você não vai se sentir melhor?

      Excluir
  5. Olá, adorei seu post...vou retirar o meu depois de amanhã! Quero saber se você voltou ao normal depois que tirou (sensibilidade na mama)? Engordei 8 kg desde que coloquei e espero que consiga dar fim depois de tirar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora!
      Eu demorei alguns meses para voltar ao normal depois de tirar o Mirena, até cheguei a pensar que tinha engravidado! Mas tudo voltou ao normal, fique tranquila que você vai ficar bem também! Depois conte aqui como está sendo seu processo! Abraço!

      Excluir
  6. Retirei o meu no dia 08/08/2017, não doeu nada.
    confesso que fiquei triste no dia e ainda estou, pois a liberdade a sensação de não menstruar ou menstruar pouquinho sempre foi um sonho para mim e consegui alcançar com o Mirena. No começo tive sangramentos de spotings, mas insisti, e já estava usando a 3 anos e 9 meses, ocorre que na vida nada é perfeito e os efeitos colaterais já não conseguia me fazer achar que estava valendo a pena. Cresci ouvindo minha mãe dizer que a saúde da mulher estava na menstruação e relutei no inicio para colocar, mas como meu fluxo sempre foi abudante, paguei para ver e paguei caro.
    Antes do DIU:
    Não tinha cistos e hoje todo exame aparecem muitos, tanto na mama, como nos ovários.
    Ultimamente prisão de ventre insuportável, cheguei a ir para emergência tinha 10 dias sem conseguir ir ao banheiro, pesquisei e vi que progesterona pode dar prisão de ventre.
    Dores nas costas(lombar)
    Secura vaginal e ultimo pior de todos candidíase de repetição, que não tenho outro motivo para tal, acredito sinceramente que o problema era dele, mas volta para contar a vocês.
    Azia constante e náuseas, parecia que estava sempre gravida, seios doloridos e perda da libido.
    Tentei, mas acho que minha mãe e avó é que estão certas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Zelia, sua história com o Mirena é péssima também! No meu caso também apareceu um cisto na mama e posso jurar que é por causa desse produto, mas os médicos não aceitam muito a teoria - eles dizem que por ter somente progestogênio, o Mirena não tem esse efeito. Só que eu não penso assim, hormônio é hormônio, uma vez usando um produto assim, a bioquímica do corpo se altera, não tem como... enfim, te desejo tudo de bom. Espero que fique bem! Depois conte pra nós como está passando. Um abraço!

      Excluir
    2. Tenho todos esses sintomas, já fiz vários exames procurando alguma doença no intestino, agora com esse post comecei a desconfiar que seja o Mirena, pois comecei a sentir isso desde q coloquei ele.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Uso o Mirena há 4 anos , nunca tive sangramento desde que coloquei. Mas esse mês pra minha surpesa tem dois dias que estou com sangramento. Sem saber se é normal, senti que engordei com o Mirena mas como ano que vem já está na data de tirar vou aguardar. Mas fora isso não tive nenhum outro problema Graças a Deus .

    ResponderExcluir
  9. Uso o Mirena há 4 anos , nunca tive sangramento desde que coloquei. Mas esse mês pra minha surpesa tem dois dias que estou com sangramento. Sem saber se é normal, senti que engordei com o Mirena mas como ano que vem já está na data de tirar vou aguardar. Mas fora isso não tive nenhum outro problema Graças a Deus .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francielle, obrigada por compartilhar sua experiência. Que bom que teve efeitos menores com o Mirena! Depois que tirar, não deixe de contar pra gente como foi! Abraços e tudo de bom!

      Excluir
    2. Pode ser queele não esteja agindo direito mais... faça exames! Eu usei por quase 5 anos e foi otimo mas bem no final comecei a ter escapes e minha médica disse que o efeito estava acabando e por isso tiramos.

      Excluir
  10. Obrigada por compartilhar sua história. Coloquei o mirena em Junho deste ano, pois tbm sofri com o fluxo menstrual intenso minha vida toda. Menstruava oito dias, usando ob e absorvente noturno (e mesmo assim manchava roupa e tinha que trocar de hora em hora). Nos três primeiros dias tinha que dormir de fralda para não manchar a cama.
    Tomei comprimido por um tempo, mas meu organismo passou a ter reações adversas como dores de cabeça, enjoo, dores e inchaço nas pernas, etc.
    O diu veio como a única solução para não engravidar e diminuir meu desconforto. Só que desde que coloquei o sangramento de escape não me abandona. Esse mês fiquei sem sangrar apenas dois dias. Fico muito triste em pensar que posso ser mais uma que não se adaptará ao mirena, mas vou esperar apenas o prazo de noventa dias para procurar o médico e ver o que devo fazer.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paola! Desejo a você muita sorte! Mas fique atenta ao Mirena, ele não é uma maravilha como gostam de espalhar por aí. Não quero te aterrorizar não, mas veja meu comentário sobre nódulo mamario e também o da Lísia que fala de cancer de mama. Acho que é importante saber as informações mais recentes sobre esse produto! Abraços!

      Excluir
  11. Oi...bom ler seu depoimento..estou com mirena desde março deste ano 2017...fiquei sem sangramento por 15 dias...e tenho tpm forte...engordei...dores fortes de cólica e mas costas...acho q vou remover...🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considere ao menos a possibilidade de tirar sim. Hormônio não é brincadeira, tem efeitos colaterais ruins - veja meus comentários a seguir. A saúde da gente tem que vir em primeiro lugar!

      Excluir
  12. Olá! Usei o mirena pir mais de 2 anos. E tive todos os efeitos colaterais possíveis. E o pior deles, sangrava após a relações sexuais, muito constrangedor, pois as vezes era durante. Sem falar que li e vi entrevistas de médicos agora a poucos dias dizendo q o hormônio do mirena é um grande causador do câncer de mama. Gente os médicos precisam falar desta parte tbem, não só o que dá certo. Me revolta tamanha irresponsabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Lísia, eu não tinha visto esses depoimentos sobre ca de mama. E faz todo sentido. Apareceu um nódulo mamario em mim depois de usar Mirena. Foi só tirar essa porcaria - desculpe a má palavra - que esse nódulo diminuiu. Estou me sentindo aliviada!!!

      Excluir
  13. Coloquei o Mirena em março deste ano. No início tudo parecia muito bom, mas após um mês comecei a ter uma série de reações adversas, minha libido diminuiu muito, acne nas costas e no rosto e o pior, um mau humor que não combina comigo. Fora os escapes que nunca paravam. Retornei a ginecologista e pedi pra tirar, tem uma semana que tirei, e já estou me sentindo melhor, e já decidi, contraceptivos hormonais nunca mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que fez muito bem, Emily! Esse hormônios sintéticos não são brincadeira não, eles fazem um bom estrago no organismo, mas querem que a gente acredite que não tem efeito colateral nenhum!

      Excluir
  14. Bom dia meninas,
    Hoje faz 3 anos e meio que estou com o mirena. Meu relato não foge muito o de vcs. Sangramento excessivo desde meus 10 anos, sempre sofri, com muitas cólicas e constrangimentos na rua. Depois de duas gestações com complicações pos parto, a salvação dos meus problemas seria o mirena. No começo tive vários sangramentos pequenos. Candidíase constantes, cistos no ovário TB e quase todas as relações sexuais da sangramentos. Sem contar o ganho de peso. TB vivo de dietas e academias. Sempre achei que estava fazendo algo errado. Mas de uns dias para ca, comecei a sentir fortes dores na mama, em seguida um sangramento imenso e fortes cólicas . Por um instante achei que o.diu tinha saído do lugar. Agora vou retornar a medica e ver o que vai ser feito. Mas não sei o que é pior , ficar com ele ou sem ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que esse sofrimento já tenha acabado!

      Excluir
  15. Nossa, que péssimo! Acho que deve avaliar se fica ou não com o Mirena com calma, se preciso procure outras opiniões. Coincidência ou não, eu tive um diagnóstico de nódulo mamário após usar o Mirena. Tenho acompanhado eese nódulo todo ano com mamografia e outros exames. Sabe o que aconteceu? O nódulo diminuiu! Isso mesmo, tirei o Mirena em 2015 e pela primeira vez a mamografia nem captou esse problema. Podem tentar me convencer do contrario, mas tenho certeza de que foi o Mirena que causou esse problema!

    ResponderExcluir
  16. Olá. Eu utilizo o Diu Mirena, inclusive já estou chegando no momento de troca, pois já estou há quase 5 anos, que é o prazo de validade do mesmo. Tenho os escapes, as vezes, mas nada que se compare com o que já passei antes de colocá-lo. Estou MUITO melhor com ele. Pena você não poder dizer o mesmo, pois indico ele para minhas amigas. Bom, sou bariátrica, logo não posso tomar os comprimidos. Tenho prótese de silicone nas nádegas, logo não posso tomar as injeções. Já utilizei o anel endovaginal, não me adaptei, pois ele sempre descia e eu acabei não confiando muito nesse método. Me sobraram de alternativas: diu ou adesivo. Eu não acredito no adesivo e já escutei muitas mulheres reclamando de alergias e tal. Então fui pro Diu de Mirena. Graças à Deus, me dei super bem com ele e ainda não tenho do que reclamar, fora esses escapezinhos chatos, mas fazer o que, né!?! Mas amei ler o seu relato, me ajudou e tirei algumas dúvidas. Espero que encontre um método que se dê bem, pois sei pelo que passa com menstruação onde sofremos com sangramento intenso e fortes dores de cólica.
    Beijos e sorte!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francielli, fico contente que para você o Mirena esteja dando certo e torço para que continue assim! 🙏🏼 Pra mim só resolveu mesmo com a histerectomia, infelizmente. Mas estou muitos feliz, não sofro mais! 😍

      Excluir
  17. Tão bom ler comentários que corroboram o que sinto. Coloquei o mirena em 24/10/16 e tô vendo que sou mais uma da lista que não se adaptou. Com menos de 2 meses tive um ganho de peso muito grande, sem que tenha mudado absolutamente nada na minha rotina ou alimentação. Logo após colocar, quando fiz a primeira ultra pra ver se estava tudo certo, se estava no lugar, a médica viu que eu estava com cistos nos dois ovários. Nunca havia tido na vida. Inclusive quando fizer a ultra pra saber se poderia colocar o mirena, não havia cisto algum. Vivo com escapes, dores e inchaços nas mamas, extremamente irritada, como se tivesse com uma TPM fortíssima. Acabo descontando essa irritação no marido e na filha. Estou bem propensa a tirar o mirena. Nunca tive problema algum com anticoncepcional, sempre tive ciclo menstrual regular e sem grandes sangramentos. Fui para o mirena por achar que seria uma solução mais tranquila. Antes de optar por ele fui ao endocrinologista e ao ginecologista, tirei todas as minhas dúvidas, e ambos disseram que era a melhor opção. Estou vendo agora que pra mim não foi, e já vi que não sou a única.

    ResponderExcluir
  18. Gente estou com medo! Coloquei meu Diu ontem. Foi bem dolorido mesmo. Tenho sentido muita dor abdominal, prisão de ventre, barriga inchada (parece que estou grávida de uns 6 meses). Meu maior medo é engordar. Ja estou acima do peso, se eu engordar vou ter um troço! Alguém. Teve dor abdominal e prisão de ventre? Estou bem preocupada! E triste. Pq meu sonho era colocar esse diu e pagar de menstruar. Eu sofro muito na menstruação.

    ResponderExcluir
  19. Gente eu estou pasma com todos esses comentários, me identifico muito. Eu já estou em desespero, estou há dois meses sangrando, sentindo muitas dores na região da pelve, fora q eu acabei de terminar um tratamento de acne com Roacutam, só q já está começando a aparecer espinhas de novo. Fui em dois ginecologista, mas eles não falam a mesma língua, não souberam me responder ao certo do meu sangramento, eu já não sei o que fazer, pois eu não paro de sangrar e nem os próprios médicos sabem tratar meu caso. Mas diante de todos esses depoimentos eu terei que retirar o quanto antes esse Mirena infelizmente e ter q voltar a tomar pílula. Pois vejo q é minha única alternativa, minha única solução, pq o q era p ajudar, virou foi um problema grande em mim..ah e fora q tem um mês q fiz uma cirurgia pra retirar um cisto sólido no meu ovário esquerdo e já descobri q estou com outro cisto no meu ovário direito. Resumindo..só problemas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só melhorei mesmo depois que tirei. Não recomendo Mrena de jeito nenhum!

      Excluir
  20. Olá meninas. Uso o mirena a 1 ano e 8 meses, no início também tive muitos escapes e cólicas constantes mas depois de uns 3 meses passou. Acontece q estou com sangramento faz mais de duas semana e toda vez q penso já ter acabado ele volta novamente, um saco! Lendo seus comentários me esclareceu muitas coisas, tenho tido azias, acnes, dores na lombar (todos os dias praticamente) e engordei mais de 5kg q não consigo perder de jeito nenhum. Vou marcar uma consulta pra conversar com minha médica sobre o assunto e volto pra contar pra vcs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece q quando começa a rejeição colega, na tem outro jeito a não ser tirar, pq senão continuamos sentindo dores e sangrando, fora as outras consequências..infelizmente!

      Excluir
  21. Aí Meu Deus!!!! Coloquei o mirena a dois meses quase 3 e já engordei uns 5kls estou super inchada não consigo usar mais minha aliança 😱 si tô tanta cólica e dores nas costas q dá vontade de sair loka gritando, começo de outubro vou ao médico e com certeza vou retirar não aguento sentir dor, tenho adenomiose e já doi o suficiente p eu enlouquecer. Estou sangrando a quase 3meses sem parar. Não tenho paciência p isso não Deus me livre. Muito obrigada pelo seu posto. Confirmou mi gás dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já faz 2 meses que estou sangrando, sentindo fortes dore pélvicas, nas costas lombar, fora os cistos q ele causou, já fiz cirurgia retirando um e já estou com outro.Mas amanhã msm eu estou voltando ao médico já decidida a retirar esse Mirena o quanto antes.

      Excluir
    2. Fico super triste em saber dessas coisas! 😥

      Excluir
  22. Eu estou a um ano usando Mirena,então tive ganho de peso terrível, dormência repentina,sinto fortes dores no corpo,escapes um líquido fétido (ja fiz vários teatamentos), a conclusão é por causa dos hormônios que alteram o ph vaginal, muitaaaasss varizes, acne, queda de cabelo,irritabilidade,me tornei uma pessoa que nem eu mesma me reconheço (pavio curto mesmo),depressão e por fim cistos no ovário. Pretendo tirar hj mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tirou o Mirena? Espero que esteja melhor, Dayse!

      Excluir
  23. Boa tarde, Tatiana!
    Feliz em ler seu comentário, pois eu já estava achando que sou louca.
    Por indicação da minha ginecologista troquei o Selene pelo Mirena em Janeiro de 2017. E em 10 meses fiz queixas a minha ginecologista sobre escalpes constantes, oleosidade no couro cabeludo, queda de cabelo e espinhas no rosto e no couro cabeludo também, aumento de pêlos, ganhei 8 kg mesmo fazendo dieta e academia continuava inchada. E a ginecologista me informou que o problema era do meu organismo e não Mirena. Preocupada fui ao endocrinologista e não deu alterações, fui na dermatologista que me passou uma lista enorme de produtos caros e por mais que eu seguisse à risca as espinhas persistiam. E na semana passada inesperadamente acordei achando que havia feito xixi na cama, e ao acender a luz a supresa era sangue. Enfim, não recomendo. Vou marcar a retirada do diu. Obrigada pelo post já não sabia mais o que fazer. ������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laine, espero que você tenha resolvido seus problemas e que agora esteja tudo bem! Tudo de bom para você!

      Excluir
  24. Eu tirei o meu Mirena na semana passada, logo após ler esses comentários há três semanas passadas, eu estava sangrando muito há dois meses seguidos, então depois de ver esses relatos tive a certeza q era o Mirena, assim eu retirei ele semana passada. Eu recomendo a todas as mulheres a não colocar e as que têm, retirar o quanto antes, pois assim como muitas pessoas, eu tive vários problemas, eu deixei dois comentários acima, quem quiser ler é só olhar acima. Depois que tirei foi um grande alívio, o meu sangramento cortou no mesmo dia, junto com o sangramento acabou tbm todas as dores que eu estava sentindo, inclusive as fortes dores pélvicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada demais por compartilhar sua história, só assim as pessoas vão se conscientizando! E graças a Deus que está correndo tudo bem! Que continue assim! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼 Tudo de bom pra vc!

      Excluir
  25. Gente alguém teve insônia?!!
    Eu coloquei há 9 dias, e há 4 dias não tenho dormido nada..
    Alguém pode me ajudar???

    ResponderExcluir
  26. Gente alguém teve insônia?!!
    Eu coloquei há 9 dias, e há 4 dias não tenho dormido nada..
    Alguém pode me ajudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu usei o meu há um ano e meio, porém nunca tive insônia não, tbm não ví nenhum relato de insônia, então eu recomendo a vc procurar o seu médico e relatar essa insônia, assim ele irá analisar se tem haver com o Mirena e te tratar desse problema.

      Excluir
  27. Até parece que você contou minha história, trágico. Estou com o DIU a exatamente um ano e estou cogitando a possibilidade de tirar. Já que ainda tenho cólicas, prefiro sentir com meu fluxo intenso mas que dura 4 dias no máximo. Meu cabelo está tão ralo, a pele nem se fala, peso que não consigo perder, minha saúde física, mental e sexual está muito ruim. Não terei mais filhos, então estou pensando em fazer laqueadura ou retirada do útero,até mesmo porque sempre desenvolvo miomas e cistos. Não sei mais o que é usar calcinha sem absorvente, tenho assaduras direto. Não tenho a liberdade de sair sem absorvente porque nunca sei quando o escape vem. Enfim, já estou esgotada com essa situação.
    Obrigada pelo seu relato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te dou maior apoio para retirar esse Mirena. Eu tirei o meu e acabou todos os meus problemas, é um grande alívio!

      Excluir
    2. Oi Mírian, que péssimo! Espero que já esteja se sentindo melhor - sem Mirena! 🙏🏼

      Excluir
  28. Olá sofro muito com escape uso Mirena a 9 anos e todo mês é aquela coisa sete a dez dias vindo uma sujeira escura seios inchados TPM dos infernos... Meu médico disse que eu era 1% das mulheres que davam problemas mais agora vejo que não.. diz ele que é hormonal meu problema.. Não sei o que fazer pq anticoncepcional não posso tomar.. alguém tem alguma dica para me dar?

    ResponderExcluir
  29. uso ha 5 anos. achei libertador. menstruava pouco,mesmo assim achei otimo. Porem,não consigo emagrecer,engordar ok,o problema é que malho ha meses,alimentação ok sem muito doce..refri.. e nada nem 1 kg. as vezes acho que estou inchada. muitas espinhas. mesmo cuidando não melhora. Muita angustia,ansiedade, sempre fui assim..mas não passa. Dai fui pesquisar e decobrir centenas de mulheres reclamando. Dai vc pesquisa em ingles..dai descobre que existe um movimento na grança!!! de milhares de mulheres descontentes e com a mesma reclamação! De que os medicos olham pra elas e riem,dizem que e coisa da cabeça..parece que existe um acordo mundial para nos enganar. Nem pesquisa eles fazem. vendem,e e caro. Como a formula digna de premio Nobel. Sò pelo fato de niguem se manifestar,pesquisar e ficar falando que e amelhor coisa que existe,vou retirar,depois volto pra contar

    ResponderExcluir
  30. pesquisem existe um movimento na frança,eua e alemanha.muitas mulheres reclamando parece que nos proximos meses havera novidades sobre o assunto mirena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá vendo como são as coisas, né? A indústria farmacêutica é quem fica rindo por último, enchendo os bolsos de dinheiro! 😡

      Excluir
  31. Nossa
    Finalmente encontrei respostas para minhas queixas!!!!
    Há um mês estou com um sangramento, colicas...minha ginecologista só pode atender em dezembro...ultra som só dia 20...que angustia!!!!
    Coloquei em outubro de 2014 e só agora os sintomas comecaram. Deve ser rejeição mesmo!!!!
    Não quero voltar para a pilula...não sei o que fazer...

    ResponderExcluir
  32. Coloquei o meu em Junho de 2016, menstruei até Dezembro(muito pouco mas todos os dias com penso higiénico). Depois tive 3 meses sem menstruar e pensei que já me tinha adaptado, agora nunca sei quando vou ter menstruação e o numero de dias é uma incógnita. Engordei cerca de dez quilos, o que para mim até nem era problema visto ser muito magra, mas ao longo do dia fico com um barregão daqueles. Á cerca de 5\6 meses comecei com prisão de ventre que ao ler os vossos comentários também acho que é do Mirena. Para o meu que vem vou falar com a minha médica e visto ter 44 anos e dois filhos vou fazer a operação.

    ResponderExcluir
  33. Até que enfim pessoas que sentem o mesmo que eu!!!
    Coloquei em março desse ano, engordei 12 kgs. minha pele está péssima , cheia de cravos e espinhas,muita cólica,muita mesmo...Vou agendar uma consulta com minha médica e vou retira-lo...

    ResponderExcluir
  34. Coloquei o DIU há 1 ano e meio e, fora os sangramentos de escape, não apresentei outros efeitos colaterais e achei que havia encontrado a solução ideal para o meu problema, pois meu médico falou que não posso mais menstruar após passar por duas cirurgias para remoção de pólipos endometriais. O problema é que há seis dias comecei a apresentar um fluxo menstrual intenso, coisa que não acontecia já faz um tempo, e estou com sangramentos sem interrupção por seis dias já. Meu médico só tem vaga para dezembro e agora estou com medo do sangramento não parar até lá. Outra questão é o que fazer se eu removê-lo visto que não posso ficar menstruando e as pílulas sempre trouxeram muitos efeitos colaterais. Help!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirou o Mirena, Ju? Eu não sei como ajudar, me desculpe. Meu caso só resolveu com a retirada do útero mesmo. 😔

      Excluir
  35. Faz 2 anos que coloquei o mirena e sangro a cada 15 dias por 8 dias seguidos. Sinto bastante colica. Decidi q vou tirar . Realmente tem muita coisa q ninguém fala sobre o DIU é bem mais complexo do que parece

    ResponderExcluir
  36. Coloquei o Mirena no início de novembro (03/11), desde esse dia tive borrões ininterruptos e desde domingo passado (vai fazer 8 dias) que menstruei com fluxo intenso e não pára 😓 semana que vem farei a ultra pra ver e volto pra médica.Queria muito que desse certo, pois tenho dois filhos pequenos (3 anos e outro de 7 meses), e foi uma solução rápida e achava eu que me deixaria mais tranquila..depois do exame e da consulta volto pra contar..

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde! Gente também não me adaptei ao Diu, fiquei um mes e retirei. Logo apos a retirada veio a menstruação, normal. Mas agora ela na~esta vindo, já tem quase dois meses... Vocês saberiam me dizer se é normal o ciclo ficar irregular? Sempre fui super regular...

    ResponderExcluir
  38. Senti que o diu seria a melhor coisa da minha vida mas o sonho mesmo virou pesadelo etirei deppis de 5 meses de insistência.
    Com o diu percebi que fiquei mais nervosa,sonolenta,sem paciência pra nada...meus peitos pareciam de gravida a ponto de usar sutian pra durmir pois qq encostadinha no lençol ou camisa ardiam...colica e escape o tempo todo (durante 5meses).nenhuma nenhuma nenhuuumaaa libido msm,era como se fosse assexual.no 4 mes eu fui na medica e ela achou q deveria ta fora do lugar pois eu sangrava e tinha muita mas muita colica qd ficava sentada.Para minha surpresa ele estava la certinho no lugar.Desde q coloquei sinto essa colica que e diferente qd vc esta sem ele...fora que o fio espetava meu marido e depois eu ficava mais sangrando ainda mais.minha tpm aumentou em ve de diminuir.
    Um dia que tirei e ja vi diferença,a menstruação desceu depois de 3 dias....sinceramente: agora me sinto livre.

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde meninas, eu tbm estou decepcionada com esse método, coloquei o DIU no dia 30/08 e estou louca para tirar. Ele me fez sentir todos os sintomas possíveis e imagináveis, em 40 dias eu já tinha engordado 6 quilos e estava com o rosto e as costas toda cheia de acnes, agora com o passar quase 100 dias já engordei num total de 10 quilos. Até voltei na minha ginecologista onde ela me convenceu a tomar um remédio diurético (espirolactona) que não está valendo de nada, fora os sangramentos de escape e as cólicas. Eu até comecei a fazer um controle com uma Endocrinologista que passou medicamentos para emagrecer, que por mais uma vez tbm não adiantou de nada.Eu quero muito tirar o diu mas estou com uma viagem marcada agora para dezembro e pelos comentários citados por vocês tenho medo de ficar sangrando minha viagem inteira acabando com minhas ferias.Resumindo o DIU foi a pior coisa que eu fiz pra mim mesmo, vou marcar pra tirar em janeiro vou contar nos dedos até chegar a data da consulta.

    ResponderExcluir
  40. Boa noite meninas! Super me identifiquei com o seus comentários, até então eu estava acham que eu estava louca! Além de todos esses sintomas como acne, insônia, escapes, Tpm, eu continuava insistindo. Até que iniciou a perda de visão e a rotina de consultas em vários oftalmologistas em váriassss cidades e ng detectava problema algum! Até fui encaminhada a um neurologista que muitos e muitos exames depois e nada foi diagnosticado! Cansada de tudo e já desconfiada que meu problema se chamava Mirena decidi pela retirada... Pasmem mas dois meses sem ele e minha visão está de volta! Nada de diuréticos para desinchar muito menos produtos para as acnes do corpo todo! Claro que ainda estou em processo de readaptação do organismo, mas feliz em voltar a enxergar como antes!

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde, Tati. Olha, esse é o primeiro post que eu vejo no Brasil, que REALMENTE RETRATA o que é o Mirena. Eu diria que no meu caso também foi uma Saga. Eu usava o Diu de Cobre, só que aí fui ouvir amigas que diziam que o DIU mirena era ótimo, meu médico também começou a vender todas as vantagens do Mirena e eu caí como um pato. Coloquei o meu em Maio desse ano. Eu SEMPRE TIVE PROBLEMAS COM HORMÔNIO, mas achei que com ele seria diferente, e foi. Foi PIOR. No primeiro mês, eu fiquei menstruada normalmente. No segundo já começou os escapes de 14 dias. Aí fica uma semana sem menstruar, depois vem uma inteira e foi assim até Outubro. E nesse processo todo, uma TPM monstra, aumento de peso (ganhei 4kg), os seios ficaram parecendo seio de vaca leiteira (vi inclusive uma moça que disse que dormia de sutiã). Quando chegou em Outubro, achei que meu corpo tinha se acostumado. Meu ciclo regularizou e foi uma alegria. Até que chegou novembro e fiquei uma semana só no mês sem menstruar, aí cheguei no meu limite. Retirei dia 8/12 e como eu já estava menstruada mesmo, não sei o que irá acontecer daqui em diante. Pode ser que venha uma avalanche de sangue, pode ser que não, mas seja como for, eu falei para o médico. VOCÊ NÃO SABE O QUE SIGNIFICA COLOCAR ISSO, POR ISSO, SE ALGUMA PACIENTE SUA NÃO SE DER BEM COM PÍLULA E QUISER COLOCAR, NÃO COLOQUE! Coloca o de cobre, mas o Mirena Jamais. Esse negócio não é de Deus. Eu espero voltar ao normal logo, se Deus quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melina, muito obrigada por compartilhar sua história! Espero que você esteja bem agora! Fico realmente triste ao saber dessas histórias todas! E os médicos não aceitam que esses hormônios industrializados são todos uma péssima alternativa - cedo ou tarde os efeitos aparecerão. Para mim não existe tratamento não, principalmente nos casos como o meu! Sofri por mais de 30 anos, mas finalmente estou completamente LIVRE! 🙏🏼

      Excluir
  42. Estou muito preocupada.
    A história é a mesma que de muitas..menarca aos 9 para 10 anos.
    Cólicas intensas toda vida. Perca de emprego..compromissos..internações. Corpo entupido de antiinflamatório. Nunca consegui utilizar anticoncepcional. Sintomas horriveis. Em 2014 fiz exames que detectaram cistos no ovário,mioma e endometriose. Fiz cirurgia,video. Retirei 2 pequenos focos. 2015 engravidei. Fiquei 12 meses sem mentruar🙏 . Pari e meu médico pediu exames..cistos no ovário. Indicação mirena. Coloquei e desde então vivo com medo. E muito mal. Coloquei em Agosto e fiquei com 48 dias direto sangrando. Depois escapes de sangue vivo semanal. Engordei uns 4 kg. E estou com linfonodos aumentados em todo corpo e doloridos. Principalmente dor nas axilas e mamas. Ao lado do umbigo. Libido zero. Ansiedade beirando à loucura..até fluoxetina me receitaram. Enfim..não sei oq fazer. Cólicas quase não sinto mais e antes eram incapacitantes. Minha gengiva começou escurecer e sangrar..minha língua está com a ponta marrom. Será isso tudo esse mirena? Unhas com risca cinza.. Fiz CA 125 e deu 35.5 o resultado. Não sei o que fazer. E juro..tudo piorou depois do mirena. Prefiro sofrer com cólicas e estar bem..ficar mal 3 dias e ter saúde que ficar o mês todo menstruada e mal. 😢😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que história triste! No meu caso só consegui resolver de vez meu problema esse ano, quando retirei o útero. Acho que a medicina ainda não tem outra solução para pessoas como eu! 😔

      Excluir
  43. Jesus... depois desse post deixei de me sentir um ET. Já havia lido vários comentários que o DIU MIRENA seria a melhor solução e parecia que somente eu não teria me adaptado. Desde que coloquei em 20/12/2016 sinto cólicas horríveis e escape todos os meses, sem contar que o líbido é zero, vez por outra estou com inflamações. Estou com um GO marcado, vou fazer alguns exames e solicitar a remoção, para que eu possa voltar a ter uma vida normal.

    ResponderExcluir
  44. To aqui numa insonia por causa desse diu, coloquei o bendito porque apos um parto prematuro, descobri que tenho trombofilia heterogigoto e Deficiencia de proteina S... Sendo assim nao.posso mais tomar anticoncepcionais.. Eu tomava a injeção Perlutan por 5 anos, e ela era maravilhosa, que saudade dela, todo dia 20 era certeiro, sem colicas nem ganho de peso.. Acontece q por causa da trombo coloquei o diu e tô odiando esse camarada... Desde que coloquei sangro todos os dias, alternando em dias com borrão e dias de, minha pele e cabelo ta um nojo de oleosa , e acnes tbm deram o ar da desgraça... Muita colica e sangramento depois da relaçao sexual...(uma droga) sem contar q comecei a perder cabelo e nao sabia pq... Agora lendo os comentarios vejo que tudo é culpa do mirena.. Sera q vale a pena insistir?!

    ResponderExcluir
  45. Olá pessoal eu usei mirena por 5 anos e vi que foi a melhor coisa pq eu mestruava mtooo Murilo e colica de matar ... mais vi que eu não engordei mais tbm não conseguia agrecer ... no começo foi td lindo por que eu não mestruava e nem tinha cólica... até eu retirar agr setembro e até então eu não paro de menstruar já tem 4 meses já fui ao médico e ele disse que é normal mais não vejo nada de normal pra a mulher menstruar 4 meses direto ... vou ter uma consulta com uma outra médica vamos ver o que ela diz ... um bjo para todas e susseso 😘

    ResponderExcluir
  46. Tô aqui lendo os comentários e muito preocupada. Coloquei o DIU hoje e num passe de mágicas as cólicas vieram. Tenho TPM, cólica e fluxo menstrual muito intensos e nunca me adaptei a anticoncepcional algum... aí Deus...ferrou...

    ResponderExcluir
  47. Muito preocupada agora. Coloquei o Mirena no dia 02/1/18 e desde então estou com escape, fiquei somente 4 dias sem sangramento nesse período e me sentindo inchada. Meu cabelo começou a cair horrores e estou muito irritada. Acho que já quero tirar.

    ResponderExcluir
  48. Muito preocupada agora. Coloquei o Mirena no dia 02/1/18 e desde então estou com escape, fiquei somente 4 dias sem sangramento nesse período e me sentindo inchada. Meu cabelo começou a cair horrores e estou muito irritada. Acho que já quero tirar.

    ResponderExcluir
  49. Muito preocupada agora. Coloquei o Mirena no dia 02/1/18 e desde então estou com escape, fiquei somente 4 dias sem sangramento nesse período e me sentindo inchada. Meu cabelo começou a cair horrores e estou muito irritada. Acho que já quero tirar.

    ResponderExcluir
  50. A minha história é igual a vossa .fui na conversa de uma amiga e pus o mirena...aumento de peso ...ausência de menstruação.dores nas costas .cólicas ATM .dores de cabeça.inchada .chegou na altura de retirar tive que ir para o hospital .os fios tinham recolhido .tive que fazer um histeroscopia.para retirada ....e na mesma altura biopsia .pois foi detectado qualquer coisinha no útero....já faz 10 dias ... E não paro de sangrar ....muito ....mas sem dores ....foi um alívio tirar aquilo dentro de mim ....agora não sei se é normal tanto tempo a sangrar .

    ResponderExcluir
  51. Boa noite! Coloquei o morena em junho de 2016. Sempre fiz os exames de rotina e foram todos normais. Agora em Janeiro de 2018. Apareceu um nódulo na minha mama, um cisto no ovário é uma mancha no útero. Estou em pânico. Usei durante 9 anos e meio o Diu de cobre e não tinha nenhum desses problemas. Acredito que estas anormalidades sejam a gota pra retirar este treco de dentro de mim. Já estava me sentindo estranha. Vou levar os exames ao médico e pedir pra tirar ele de mim.....

    ResponderExcluir
  52. Boa noite meninas, estou assustada com todos os comentários que li! Coloquei o DIU de Mirena no dia 26/01/2018 e desde então não parei de sangrar. Pensei que era menstruação, mas pelo visto estou enganada. Amanhã vou conversar com minha GO para ver o que ela me fala. Não tenho problemas com cólicas e nem fluxo intenso, caso continue sangrando, vou retirar com certeza. Obrigada pelas informações!! U

    ResponderExcluir
  53. Pela segunda vez coloquei o Mirena dia 15/07/2017, algumas cólicas fortes e menstruação com duração de 5 a 6 dias. Nunca fiquei sem menstruação desde a primeira vez q coloquei. No mês de janeiro de 2018 minha menstruação atrasou por 7 dias, quando veio, fiquei 12 dias entre sangramento e escapes, em fevereiro veio dois dias antes e no terceiro dia sangramento intenso, de ficar usando abs interno e o noturno ao mesmo tempo. Já estava no sexto dia e continuava com dores e fluxo intenso, consegui um encaixe pra consulta com meu médico e no banho antes de ir, o DIU foi expelido. Mesmo assim fui ao consultório o médico falou q o sangramento intenso deveria ser por conta da expulsão, bem, saiu às 13:30 mais ou menos, agora são 20:50 e continuo com o fluxo intenso, não sei se pq tem pouco tempo,só sei q está terrível. Tinha deixado agendado para colocar novamente no dia 25/02/18. Depois desses comentários não farei mais. Destacando que, meus últimos exames mostraram, cisto na mama esquerda, nódulo na direita e cistos no ovário esquerdo, coisas q nunca apareceram em meus exames, pois sempre faço prevenção a cada 6 meses.

    ResponderExcluir
  54. Como alguém disse aí em cima... primeiro relato aqui no Brasil que descreve realmente o Mirena. Coloquei em julho de 2014 e no começo foi a 8ª maravilha do mundo! Acabou crises de enxaqueca, acabou TPM brava, acabou quase completamente fluxo menstrual. O único incômodo foi aumento da acne (inclusive, o único que a ginecologista deixou claro que podia acontecer), mas não me importei muito pq sempre tive acne e em vista de todos os possíveis benefícios valia a pena. Porém, depois de um tempo que não sei precisar quanto comecei a ganhar peso. No início não associei ao Mirena, afinal, estava sedentária e tinha mudado minha rotina de trabalho e acreditava que era isso. Mas o tempo foi passando, voltei a fazer atividade física regular e orientada por profissionais, melhorei minha alimentação (sou nutri) e... nada de perder peso! Ao contrário! Agora, após quase 4 anos, ganhei aproximadamente 14kg!! Lendo os relatos acima percebo que também apresento outros sintomas: mamas e abdomen ultra inchados, bem mais ansiosa que o normal, nervosa, vários cistos na mama que não existiam antes e agora um novo nódulo na mama direita (tenho fibroadenoma na mama esquerda desde os 18 anos, com acompanhamento anual). Enfim, demorei muito para associar isso tudo ao Mirena, especialmente o ganho de peso, mas não tem outra explicação. E o que me da mais raiva é que os médicos, tanto a ginecologista quanto a endocrinologista, não assumem que são efeitos do Mirena!! Infelizmente ficamos a mercê de uma "máfia", um complô dos médicos com a indústria farmacêutica... um horror! Bom, espero retirar esse Mirena o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  55. Tatiana do céu....você me descreveu, descreveu todos os meus problemas.
    coloquei o Mirena há 1 ano e 10 meses, e, desde então me tornei o ser humano mais terrível do mundo, especialmente se tratando do meu relacionamento com meu esposo, sinto cólicas fortíssimas (estou sentindo agora), escape me acompanha desde sempre, estou sangrando há 5 dias, se estivesse no meu ciclo normal seria o ultimo dia.....mas com o Mirena, vai saber....
    Preciso tirar isso de mim....não aguento mais!!! E eu nem tenho um geo....depois que tirar conto pra vocês.

    Beijos

    ResponderExcluir
  56. Depois de 7 meses de borrões na calcinha, dores nas mamãe, Cólicas terríveis, libido zero e ganho de peso resolvi tirar o mirena. Amanhã faz uma semana q retirei e sinceramente espero q meu corpo voltE logo ao normal. No momento estou "sangrando como vaca abatida" (palavras da nossa amiga) e é bastante preocupada pois minha menstruação vinha bem pouquinho e por no máximo 3 dias antes do mirena. Espero q essas sangramento pare logo mas estou muito feliz por ter me livrado desse corpo estranho

    ResponderExcluir
  57. Que pena que não encontrei essas verdades lançadas na face antes de colocar o dito cujo.
    Estou usando o Mirena a 37 dias.
    Tive escapes várias vezes, cólicas por mais de 20 dias e sangrando a uma semana sem parar.
    Hoje estou entrando no oitavo dia de um fluxo intenso, sim, muito menor do que era antes, porque minha menstruação era descomunal, eu precisava usar fraldas de bebê como absorvente. Diante desse perda absurda de sangue meu médico sugeriu colocar aquilo que promete ser a solução para todos os meus problemas, mas agora menstruada toda vida e lendo tudo isso estou aqui morta de arrependimento.

    ResponderExcluir
  58. Coloquei o DIU mirena e foi um.me s de sangramento intenso, além de todos os demais incomodados relatados aqui. Nao tive coragem de me pesar, mas as roupas apertaram bastante. Tirei ontem o DIU. FOI rápido e indolor, maa para a minha surpresa continuo sangrando absurdamente. Alguém mais passou por isso? Qt tempo mais vou sangrar desse jeito? Está batendo um desespero aqui.

    ResponderExcluir
  59. Meninas estou a meses buscando alguma resposta para tanto sofrimento. Em abril faria 3 anos que estava com o Mirena. Vou dizer uma coisa pra vcs. Antes eu tinha um fluxo grande, depois de ter filhos o médico descobriu que eu tinha endometriose. Tomei Zoladex, fiz 3 avaliações de endométrio. A 3 anos tive a indicação do Mirena. Meninas depois de uma bariátrica com ele engordei quase 19 kilos que nada me fazia perder, de tanto ficar com os escapes marrons e usar protetor diária quase morri 3 vezes com infecções da bexiga que foi para os rins, foram 3 pielonefrites a última operei os rins de urgência dia 8 de fevereiro. Mas desde o começo que coloquei o Mirena minha pele ficou horrível, cabelo caindo, dor horrível no fim das costas, cheguei a fazer ressonância da coluna. Nós últimos tempos minha visão estava turva, sentia uma tristeza, fiquei sem libido, irritada, enfim foram 3 anos de luta. Quinta agora fui a minha médica e pedi para tirar, não estou menstruando pq menstruei semana passada está saindo muito pouco sangue. Não sei se é psicológico, mas me sinto melhor e a dor nas costas e a pressão na cabeça que sentia e a vista turva sumiram. Infelizmente não indico o Mirena para ninguém... Que todas nós possamos melhorar. Feliz Páscoa para para todas vcs. Bjos

    ResponderExcluir
  60. Após todos esses sintomas horríveis, retirei o meu há uns3 meses, mas não consigo perder os 7 kilos que ganhei. Alguém conseguiu perder o peso que ganhou depois que retirou o mirena?

    ResponderExcluir
  61. Tive indicação de colocar o mirena para reduzir o fluxo ou eliminar, resolver a questão de anemia e diminuir a TPM . Ouvi relatos de amigas medicas que colocaram há 10 anos e estao muito satisfeiras. Então procurei uma gineco primeiramente que optou por eu testar o pérola por 3 meses pq tb tenho um histórico como o de vcs qto ao anti-concepcional. Mal consegui esperar 2meees e meio para parar com o teste , foi até me convencer que eu havia inchado muito, em tempo de matar um tamanha irritabilidade e sangramentos como os descritos por vcs a cada 3 dias e ficava de 3 a 5. Enfim, havia desistido de colocar o mirena, esperei 1ano e qdo fui refazer meus exames de check-up , risco de anemia , ferro e ferritina muito baixos. Perguntei para 2 médicos diferentes e me disseram que como os hormônios do perola e do mirena sao similares mas diferentes, resolvi tentar. Coloquei-o em centro cirúrgico, como manda o figurino no 10° dia da menstruação há cerca de 20 dias. Tive um pequeno sangramento de 2 dias após a colocação e cessou. Até então tudo bem tb, fiz uma viagem ,andei à cavalo e fui e voltei de avião que pode interferir tb, 3 dias antes da data prevista para vir a menstruação veio o sinal , parou 1 dia e está com sangramento ainda no quinto dia, os 3 primeiros muito leve 1 x de manha outra à noite., mas nos últimos 3 dias aumentou o fluxo como se fosse 2ºe 3º de menstruação. Senti cólica leve no primeiro dia, abdome dolorido desde então, a colica voltou um poquinho mais forte no 4º dia e ainda estou com sangramento de cor viva. Vou esperar mais um pouco, espero poder relatar a evolução diferente da de vcs. Mas se continuar esse sangramento por mais de 15 dias tb vou tirar. Já deixei combinado com o médico.

    ResponderExcluir
  62. Meninas eu coloquei o mirena em outubro,mas de fevereiro pra cá comecei os ter os escapes,meu cabelo ta caindo muito eu engordei 😭 3kilos to tendo sageamsagr pela boca e voltei a ter espinhas também
    Espinhas não são laranjas no meu rosto.
    Tatiana Chama
    Obrigada pelo alerta vou ao medico pra tira isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô com uma queda horrorosa de cabelo, será que é o Mirena??

      Excluir
  63. Ei meninas, coloquei o meu diu mirena há pouco mais de 01 mês e estou gostando. Tenho problemas com enxaqueca e já diminuiu bastante. Tenho tido escapes, mas não são todos os dias. Fico dias sem e depois fico um ou dois com escapes. Minha menstruação veio normal, porém, senti cólicas mais fortes que o normal, mas o remédio que meu médico me passou, deu certo. A pele, de fato ficou bem oleosa, mas não tive acne e aí minha dermato me passou alguns produtos para limpeza de pele apenas. Uma pena que o mirena não funcione para todas! Para mim até então, está sendo bom. Minha TPM melhorou 80% e minha exaqueca tbm. Espero que encontrem algo que funcione para vcs! Cada organismo reage de uma forma mesmo.

    ResponderExcluir
  64. Tirei o Mirena anteontem e ontem menstruei muito. Praticamente não menstruei ou tive problemas nesses um.ano e meio mas tirei porque suspeitei que meus miomas dobraram de tamanho por causa dele. Estou com uma barriga enorme e horrorosa. O Mirena foi indicado para barrar o tamanho dos miomas, mas em um ano de uso eles estão o dobro do tamanho !!! Espero que diminuam agora... É a menstruacao voltou com tudo...

    ResponderExcluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  66. Olá gurias me indentifiquei muito com vcs. Estou tirando meu segundo DIU essa semana. Estou tirando porque comecei a seguir o DR Marcos Botelho no instagran. A gente usa um lixo que causa muito mal pra nós, se eu fosse vcs seguiriam ele pra ver o que ele fala sobre. Faz um ano que aplico Botox no
    Maxilar porque morro de dor, o Dr Botelho diz que é por causa do maldito DIU. Ele fala muita coisa e pede pra tirar. Então gurias fica a dica. Estou horrorizada com os relatos do DR. Que tudo de certo pra nós!

    ResponderExcluir
  67. Olá meninas super me identifiquei com os relatos de voces, tambem estava me sentindo horrivel por achar que era somente comigo, coloquei o diu em outubro de 2017 e desde de lá nao sei o que é ter uma vida normal, sempre tenho q estar com abs, sem contar nas reclamações do meu esposo, nossa vida intima esta péssima por isso, retire o diu a 15 dias, e o fluxo ainda não cessou, estou indo ao médico mas o mesmo me diz sempre a mesma coisa, que é desiquilibrio hormonal, fez exames e tudo está normal, então perguntou a voces que já tiraram a mais tempo, e tiveram essas reações, teve algo que tomaram para ajudar a parar o sangramentou? quanto tempo demorou para normalizar? me ajudem pfv se não vai acabar dando em separação..rs

    ResponderExcluir
  68. Nossa. Eu coloquei há 03 anos e nunca tive problemas de escapes, as cólicas pararam,meu marido não sente nada com relação as cordinhas. Só sofri um pouco nos 03 dias posteriores a colocação. Não engordei nada. A única reclamação são as malditas espinhas, mas nada que um azelan constante não resolva, mas vale a pena pelos benefícios para mim. Masssssssss, cada caso é um caso.

    ResponderExcluir
  69. Olá Tatiana,

    Homeopatia pode te ajudare a equilibrar seu ciclo, anemia e tudo mais. Procure um homeopata unicista na sua cidade, ou se quiser atendo por skype. Não estou te escrevendo para ganhar uma paciente. Procure quem vc achar que vale a pena, pois há solução para esse tipo de problema, sem efeitos colaterais.
    Um abraço,
    Maria Couto

    ResponderExcluir